16 de janeiro de 2009

Prancha de Surf Ecologica - Ecologic Surfboards - EcoBoards

Mensagem originalmente postada em Terça-feira, 17 de Abril de 2007.

Outro dia uma amigo me perguntou: Como essas pranchas de madeira podem ser ecologicas se estão contribuindo para o desmatamento? Realmente utilizamos madeira que um dia já foi uma árvore e como isso pode ser ecológico? Em uma nova sociedade de consumo, onde as pessoas consomem produtos de uma forma mais consciente, produtores e seus produtos estão cada vez mais sendo julgados não apenas pela qualidade, durabilidade, performance e preço, mas também, por critérios éticos, ecológicos e de justiça. Organizações de consumo, no mundo todo, estão cada vez mais armando os consumidores com a informação necessária para auxiliá-los nesse julgamento, uma dessas armas é o selo verde.
Selo Verde é um rótulo colocado em produtos comerciais, que indica que sua produção foi feita atendendo a um conjunto de normas pré-estabelecidas pela instituição que emitiu o selo.
O Selo Verde FSC www.fsc.org.br atesta que os produtos etiquetados são originados de florestas plantadas ou bem manejadas, que respeitam o meio ambiente e as populações ao seu redor. O Selo também é a garantia de que os produtos têm origem rastreada na floresta em todo o processo produtivo até o cliente final.

A Flora surfboards procura utilizar ao maximo madeira certificada pelo FSC sejam elas de reflorestamento ou de manejo sustentável. Outra opção que temos em alguns casos é o uso da natureza morta (árvores caídas) e ainda a reciclagem, utilizando madeira que iria muito provavelmente para fogueira.

Apesar disso tudo, o que torna nossas pranchas ecológicas mesmo é a substituição de um material extremamente degradante ao meio ambiente, a espuma de poliuretano por um material biodegradável, a madeira. Na expasão do poliuretano para fabricação do bloco é utilizado o CFC que é altamente prejudicial à camada de ozônio e causador do efeito estufa. Uma prancha de surf de espuma de poliuretano comum dura nas mãos de um surfista que usa regularmente uma média de 2 anos e depois vira lixo, toda amassada e quebrada e mais uma vez irá poluir o meio ambiente nos lixões ou boiando nos oceanos. Uma prancha de madeira é bem mais difícil de quebrar e não amassa, dura 20, 30 anos e ainda parecerá nova. Se o surfista, que tanto se preocupa com seu meio ambiente, pois depende diretamente dele, souber o quanto está contribuindo para sua preservação utilizando as EcoBoards não vai querer saber do poliuretano nunca mais!
Aqui o Frame da Ecoboard sobre uma prancha já pronta. Detalhe da seda sobre o bico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário