20 de janeiro de 2009

A Flora de Itamambuca

Localizado à Latitude 23º 23' 41" S e Longitude 45º 00' 25" em Ubatuba, a Flora de Itamambuca é um pedaço de terra conhecido por todos ali na região por ser o local que serviu de berçário e viveiro de mudas à época do loteamento desta praia. Esta gleba de frente à via de acesso à praia de itamambuca foi embargada nos anos 80 ficando proibida a derrubada de sua mata e consequentemente novas construções o que é uma dádiva para a natureza!
Aqui vivem diversos animais silvestres em contato com os humanos como o tucano e o serelepe que adoram comer os coquinhos das palmeiras, também avistamos pica-pau, mutum, teiú, saruê, capivara, cutia, tatu, quatí, preguiça, morcego-beija-flor, beija-flor, tiê, saguí, inclusive serpentes como caninana, jararaca, urutú-cruzeiro e coral (tanto a falsa como a verdadeira) entre outros animais. Jaguatirica ainda não apareceu por aqui mas nunca se sabe qual o proximo bicho que cruzará o caminho.

Dentro deste espaço, algumas construções anteriores ao embargo permanecem no local como a surfshop e a imobiliária logo na entrada e a nossa oficina de marcenaria.
Na lojinha, estão à venda alguns produtos de praia para a mulherada como bikines e saídas de praia. Algumas pranchas de madeira estão expostas na vitrine e algumas outras comuns disponíveis para aluguel. Se vc provar ser um surfista de alma, talvez possa alugar uma de madeira!

O espaço da Flora continua florindo e servindo de viveiro de mudas nas mãos verdes da mulher do Kiko Horácio, a querida Fafá, que cria projetos paisagísticos para toda ubatuba com base em mudas e sementes da Flora. Contato: (12) 3845-1233.
Abaixo estamos descarregando 100 mudas de espécies nativas da mata atlântica na praia do Prumirim para o reflorestamento de uma área afetada pelo desmoronamento de uma encosta.
Na oficina, além das famosas pranchas de surf de madeira, feitas por mim e pelo Kiko são criados móveis rústicos feitos de madeira reutilizada e reciclada. Camas, armários, estantes e mesas únicas vindos de um lugar singular.

Tiago Matulja e Kiko Horácio

2 comentários:

  1. OLÁ AMIGOS, ME CHAMO LEONARDO REIS E ESCREVO DO RIO DE JANEIRO. PARABÉNS PELO LINDO TRBALHO DE VCS.
    ESTOU A PROCURA DE REMOS HAVAIANOS EM MARCHETARIA MEDINDO 1.50 METRO. MEU CONTATO É LEOTREIS@GMAIL.COM

    ABRAÇOS A TODOS E CONTINUEM COM O BELO TRABALHO.

    ResponderExcluir