16 de janeiro de 2009

Revista Alma Surf - 01/08 - Especial Festival Alma Surf - edição de aniversário - 7 anos - Exposição Consciência

Mensagem originalmente postada em Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008

"Consciência foi o tema da Mostra Internacional da Arte e Cultura Surf deste ano. Os acontecimentos entre os dias 8 e 16 de novembro de 2007 ficaram para sempre marcados na memória da cultura surf mundial. O encontro promovido pelo Festival Alma Surf, revolucionário, propôs um elo salutar e eterno para todo o mundo do surf. Artistas, fotógrafos, shapers, escritores, filmmakers, músicos e pensadores, apaixonados de todas as partes, reuniram-se em São Paulo (Oca do Ibirapuera), Rio de Janeiro (Vivo Rio - anexo do MAM) e Florianópolis (El Divino Club) com o objetivo único de poder desfrutar da melhor atmosfera surf que existe, a da comunicação. Por meio de todas as formas de informação, seja nas insinuações das pinturas e desenhos, seja no impacto provocado pelas imagens, cenas, pranchas ou canções, a troca de idéias foi a mais importante e significativa função do festival. Reunir amostras da arte surf e seus personagens tem se tornado uma marca registrada do 'Brazil Surf Festival', que se consolida na maior expressão surfística que o mundo já viu. Estados Unidos, América do Sul, Europa e Oceania, referências de todos os cantos, buscaram a Alma Surf para expor suas obras e criações, inspirações e pensamentos, todos envoltos de um só propósito, o de viver o surf. O que se viu no Festival Alma Surf, muito mais do que brasileiros atrás de referências externas, foram os próprios estrangeiros, sejam eles Bob Mignogna, Rick Irons, Jim Kempt0n, Keiko Beatie, Sean Davey, Céline Chat, Nathan Paul Gibbs, Jay Alders, Sunny Abberton, Zack Gill, Matt Costa, G.Love ou Donavon Frankenreiter, que buscaram na fonte Brasil o porquê desse povo tão feliz possuir uma cultura surf tão absolutamente forte quanto. Os brasileiros, nós, realizamos o Festival Alma Surf junto de nossos irmãos, os do mundo, demos um show de cultura, de alegria e harmonia. A família Alma Surf entrou definitivamente para a história, e, hoje, podemos agradecer a todos e dizer que nós, os brasileiros, temos o maior festival da cultura surf do mundo."
"A exposição de pranchas proposta pela IV Mostra do Surf aliou shape e arte, artistas e shapers, surfistas, na composição de uma só obra, uma só mensagem, todas focadas sobre o tema consciência. A confecção conceitual do shape com artes interpretativas sobre o tema da exposição produziu um efeito fantástico e colorido de sentimentos, levando os apreciadores desse elo do surfista com o oceano ao êxtase de emoções. Feitas em conjunto com a Srfrider Foundation Brasil, as pranchas irão a leilão em 2008, e a verba arrecadada, revertida à Surfrider, promoverá ações ambientais no litoral norte de São Paulo, dando continuidade aos movimentos estimulados pela Alma Surf. Agradecimentos especiais a todos os artistas, shapers e fábricas de pranchas (kronig, Zecão, Wet Works, Surface, Lightning Bolt, Twin, Rip Wave, Akiwas, PMD, By Pastor, Shine, Water Classic, Viking, Electra, Newton Miranda, Auckland, Calibre, Diamond Heads, A Flora, TBS, New Advanced) que participaram da exposição, valorizando o evento e o movimento IV Mostra Internacional da Arte e Cultura Surf. A Exposição Consciência, inédita e profunda, promoveu acima de tudo o encontro de surfistas que acreditam em um mundo melhor e que têm um estilo de vida centrado no amor pelo oceano, mar e ondas." Textos de Adriano Vasconcelos, editor da revista Alma Surf publicados por Tiago Matulja pois expressam verdadeiramente todo sentimento que ficou deste incrível festival.
Obrigado à revista Alma Surf, ao editor, amigo e curador Adriano Vasconcelos (acima ao lado da prancha exposta na Oca do Ibirapuera), Romeu Andreata, publisher e à toda família Alma Surf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário