19 de janeiro de 2009

Tom Blake - Inventor da prancha oca!

Mensagem originalmente postada em Terça-feira, 08 de Maio de 2007

Tom Blake foi um dedicado homem do mar, campeão de natação, remo e surf. Blake foi também um inventor de carater inovador e trouxe contribuições marcantes para o esporte de correr ondas.A mais significante inovação para os surfistas de seu tempo foi sua prancha oca, produzida primeiramente no final dos anos 20 e início dos anos 3o. Nesta época as pranchas pesavam entre 50 e 100 quilos, uma ollo havaiana chegava a pesar até 150 quilos. A prancha de Blake continuava sendo de madeira mas sua constituição oca reduzia seu peso significantemente para aproximadamente 25 ou 35 quilos, dependendo do tamanho da prancha, tornando o surf mais acessível a um maior número de pessoas.

Tom Blake estudou o design das pranchas de surf ancestrais havaianas e combinou seu outline e shape com sua patente de construção e desenvolveu uma série de pranchas de surf e pranchas de remada.

Da metade da década de 30 até metade da década de 40, essas pranchas de Tom Blake eram o melhor equipamento disponível e a maioria dos surfistas nos quatro cantos do mundo tinham pelo menos um dos modelos de Blake. Alguns surfistas ainda usaram essas pranchas até 1950 ou mais.

Com essa invenção, Tom Blake deu um salto de centenas de anos na arte do surf. Em 1935, colocou uma quilha pela primeira vez numa prancha de surf e inovou mais uma vez rompendo limites inimaginaveis para a época sendo hoje conhecido como pioneiro do surf moderno.
Logo após este período, com o advento da espuma de poliuretano e da fibra de vidro, as pranchas de surf ganharam um leveza nunca antes conseguida e a evolução dos shapes veio muito rápidamente. Toda essa experimentação ocorreu com todo o foco voltado ao núcleo de espuma e dessa forma o design apropriado das pranchas de surf foi apurado. Paralelamente a isso, em outras áreas principalmente na construção naval foi desenvolvida a resina epoxy com suas qualidades de leveza, estrutura e estanqueidade que quando aplicadas à madeira surtiram resultados muito bons. Hoje em dia, podemos construir pranchas ocas de madeira, como as de quase 100 anos atrás porém com todas as características do design atual de rocker, outline, tamanho, flutuação, borda, edge e fundo com uma leveza surpreendente. Para se ter uma idéia, o standup paddle 10 pés desenvolvido pela Flora surfboards tem o mesmo peso de um standup feito de espuma porém com qualidade e durabilidade superior e um visual de impressionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário