26 de fevereiro de 2011

Alaia 6'4'' em Caxeta, canaletada

















Não é todo dia que encontramos uma peça de Caxeta ou outra madeira leve com tantas qualidades. 19''de largura e 6cm de expessura. Com carne suficiente para prazer uma boa entrada de água e canaletas para ajudar a estabilizar uma prancha sem quilha no trilho da onda. Feita sob encomenda para o amigo Anderson lá de Vitória, ES. Anderson, agora esperamos as fotos dela em ação. Abraços.




E não é que o Anderson saiu na foto surfando de alaia! Parabéns brother, e obrigado!!! Confiram a matéria no site longboard brasil.

O pequeno versátil

Free surf capixaba Anderson Pequeno testa sua alaia.


Há algum tempo venho ouvindo a palavra versátil e não conseguia entender o seu significado com o surf.
Foi observando meu amigo Anderson Pequeno como é mais conhecido, que entendi o significado da palavra versátil, para não ter erro olhei no dicionário o seu real significado:
Versátil = Vário, volúvel. 2 Que tem qualidades varias num determinado ramo de atividade.
O cara sempre é visto nos picos de fundo de pedra Capixaba, é facil encontrá-lo no Xangão, Hawaizinho, bagão, Chá, Jefreys Bay, Coral do Castelandia e muitos outros. Todos estes picos quebram de gala e sempre ele esta presente, até ai tudo bem, normal o que destoa do resto da galera é que sempre ele tem um brinquedo, quero dizer uma prancha diferente.
Já o vi varias vezes sufando de pranchinha, funboard, longboard sem "quilhas", mas se destacou no outside capixaba quando apareceu com seu stand-up 9,2" pegando onda nestes picos que citei acima, sempre botando para baixo sem hesitar.
Há uns dois meses atrás ele me disse que tinha comprado um novo brinquedo e que iria chegar em breve, perguntei o que vinha de novo e ele me disse que tinha comprado uma Alaia.
Alaia para quem não conhece são pranchas de madeira, que em dialeto havaino significa "prancha finas”, tão antigas como o próprio surf, datando de pelo menos 1500 anos atrás. Tendo como adeptos desta velha ou nova (duvida) modalidade Rob Machado, Tom carroll, David Rastovich, Mike Stewart entrou outros.
Quando a prancha chegou ele me chamou para vê-la, fiquei impressionado com os detalhes, o peso, formato e lógico queria vê-lo em ação com o novo brinquedo, me disse que o surfar com ela era bem diferente de tudo que tinha usado, mas que o esforço na remada e para chegar em outside por exemplo, era recompensado quando entra na onda e consegue dominá-la, deixando o surf fluir.
Neste ultimo final de semana dia 2 e 3 de abril, fomos abençoados com uma boa ondulação e com muita curiosidade marquei com o Pequeno para tirarmos algumas fotos, não consegui muito material porque o mar estava balançado e com altas ondas e não tinha nem um canalzinho para eu sentar no meu Sup e tirar as fotos sossegado, outro problema é que o equipamento fotográfico fica a desejar, mas no final consegui tirar umas fotinhas, mas presenciei o cara botar pra baixo e só observando a gente sentia a dificuldade de colocar a prancha no trilho, realmente é para poucos, muitos desistiriam de cara, na primeira dificuldade, mas o Pequeno grande Homem, costumo chamá-lo, vai enfrente, vencendo todos obstáculos fazendo parecer fácil.
Mas no final das contas o eu queria era ressaltar a versatilidade de um free surfer capixaba, que simplesmente curti o mar seja de Alaia, Shortboard, Longboard, Funboard ou Stand-up sem preconceitos.
Hoje tenho certeza,versatilidade no surf é o mesmo que diversão.

http://www.longboardbrasil.com.br/lbb/index.php/novidades/76-o-pequeno-versatil


Nenhum comentário:

Postar um comentário